Notícias

Passo Fundo/RS tem mais de 20 serviços disponibilizados à população de forma fácil e rápida através do app Thema® Cidadão Online

09 de fevereiro de 2023
Passo Fundo/RS tem mais de 20 serviços disponibilizados à população de forma fácil e rápida através do app Thema® Cidadão Online

Foto: Banco de Imagens

Implementado em dezembro de 2021 para facilitar o encaminhamento das demandas da população às secretarias municipais, o aplicativo Thema® Cidadão Online vem contribuindo de forma expressiva no setor da Inovação e da Administração Pública na Prefeitura de Passo Fundo/RS.

Segundo notícia publicada no site oficial da prefeitura, o município tinha como meta do Governo – para ano de 2022 – digitalizar 20% dos processos administrativos e implementar 50 serviços digitais, e esse resultado foi muito mais além:

Em 2019, foram realizados 4.819 atendimentos pelo protocolo, todos presenciais. Já em 2022, esse número subiu para 14.888, sendo 3.928 procedimentos presenciais e 10.960 – 73% do volume total – digitais, sendo que, mais de 20 desses serviços podem ser acessados de forma ainda mais fácil, rápida e menos burocrática com o aplicativo Thema® Cidadão Online.

A partir do app Cidadão Online o munícipe consegue, por exemplo, solicitar a troca de lâmpadas, reparos nas ruas e na tubulação, limpeza de espaços públicos e o recolhimento de resíduos como móveis e eletrodomésticos. Além disso, a ferramenta possibilita a consulta e aquisição da guia para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS); tudo isso sem sair de casa e na palma da mão do cidadão.

Sobre o App Thema® Cidadão Online

Ferramenta de uso exclusivo para as prefeituras que são clientes do Grupo Thema®/Pólis®, o app Cidadão Online agiliza, aproxima e garante mais comodidade para o cidadão, sendo um canal de comunicação direto e oficial com a sua cidade através de:

  • Uma ampla diversidade de serviços: consultas de IPTU e ISS para emissão de guias de pagamento, solicitação, acompanhamento de serviços, dúvidas e demandas encaminhadas junto a Administração Municipal.
  • Customização: o município define o que é importante para se comunicar com o cidadão, disponibilizando para ele todos os serviços essenciais que ele precisa num único aplicativo.
  • Cidadão bem-informado: aqui o cidadão não terá dúvidas de onde acessar para ter as informações que ele precisa sobre o seu município.
  • Acompanhamento online: realizada a solicitação ou consulta por parte do cidadão, é gerado um número de protocolo onde você acompanhará o andamento do seu requerimento via aplicativo.  

GESTOR PÚBLICO

Quer conectar o cidadão com os serviços da prefeitura de forma totalmente digital?

Contate agora a nossa equipe comercial e saiba mais sobre o app Thema® Cidadão Online através do whatsapp: (51) 99363-0363

Publicado em 1 de fevereiro de 2023.

Prefeitura disponibiliza mais de 200 serviços digitais

Para facilitar o atendimento das demandas da comunidade, a Prefeitura já conta com 202 serviços digitais. Muitos deles podem ser acessados de forma ainda mais rápida pelo aplicativo Cidadão Online Passo Fundo.

Em um processo de modernização da estrutura administrativa, a Prefeitura atingiu a marca de 202 serviços disponibilizados à população pela internet, por meio do site www.pmpf.rs.gov.br. Muitos deles podem ser acessados de forma ainda mais rápida com o aplicativo Cidadão Online Passo Fundo, implementado para facilitar o encaminhamento das demandas da população às secretarias municipais.

A partir desta ferramenta, é possível solicitar, por exemplo, troca de lâmpadas, reparos nas ruas e na tubulação, limpeza de espaços públicos e o recolhimento de resíduos como móveis e eletrodomésticos. Além disso, o recurso possibilita a consulta e aquisição da guia para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Conforme o prefeito, Pedro Almeida, o Município está inserido em um movimento de inovação que, dentre outros pontos, propõe a modernização dos serviços para promover um atendimento mais e efetivo para a comunidade. “Nós estamos desenvolvendo um amplo trabalho no setor da Inovação em Passo Fundo, que também abrange a administração pública. Tínhamos como metas de governo digitalizar 20% dos processos administrativos e implementar 50 serviços digitais e fomos muito além destes números, trazendo muitas vantagens para a população. Hoje, a comunidade consegue acessar mais de 200 serviços sem sair de casa, por meio do site da Prefeitura e do Aplicativo Cidadão Online Passo Fundo, tendo mais comodidade, agilidade e otimização do tempo, além de menos burocracia”, afirma.

O secretário de Administração, Fernando Boeira, explica o fluxo dos processos no momento em que são abertos pelos cidadãos, tanto pelo site da Prefeitura quanto pelo aplicativo Cidadão Online Passo Fundo. “No momento em que o protocolo é iniciado, o mesmo é direcionado para a secretaria responsável, que, conforme o serviço e demanda, tem um prazo para responder ou atender à demanda. O cidadão tem acesso a um protocolo e pode acompanhar o andamento eletronicamente”, destaca.

A digitalização dos serviços foi bem aceita e ampliou a conexão da Prefeitura com a população, o que pode ser verificado em dados apresentados pela Secretaria de Administração. Em 2019, foram realizados 4.819 atendimentos pelo protocolo, todos presenciais. Já em 2022, este número subiu para 14.888, sendo 3.928 procedimentos presenciais e 10.960 – 73% do volume total – digitais. “Na medida em que disponibilizamos novos serviços eletrônicos, a população, consequentemente, aumenta o acesso”, pontua Fernando.

Aplicativo
O Aplicativo Cidadão Online Passo Fundo está disponível para os sistemas Android e IOS. Ao fazer o download gratuito, o usuário deve preencher um cadastro, armazenando as informações para a utilização e o acesso aos serviços. 

Fonte:

https://www.pmpf.rs.gov.br/secretaria-de-administracao/2023/02/prefeitura-disponibiliza-mais-de-200-servicos-digitais/

Notícias recentes

Ao acessar o site da Thema e utilizar os nossos serviços, você tem conhecimento e concorda com a nossa Política de Privacidade e Termo de Uso e com a Política de Cookies.
Contato Exclusivo Comercial