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Contribuintes de Passo Fundo/RS utilizam o app Cidadão On-line Thema® para acessar serviços digitais: tudo na palma da mão!

24 de dezembro de 2021
Contribuintes de Passo Fundo/RS utilizam o app Cidadão On-line Thema® para acessar serviços digitais: tudo na palma da mão!

Foto: Banco de Imagem

Ferramenta de uso exclusivo para as prefeituras que são clientes do Grupo Thema®/Pólis®, o app Cidadão On-line aproxima e garante mais agilidade e comodidade para o cidadão, sendo um canal de comunicação direto e oficial com a sua cidade. E o melhor: tudo isso de forma online e na palma da mão!

O aplicativo Cidadão On-line Thema® foi destaque essa semana (21 de dezembro) no site da Prefeitura de Passo Fundo, pois o município já colocou em uso a utilização deste aplicativo para os seus contribuintes.

Dentre as facilidades que os cidadãos possuem com essa ferramenta, está a consulta e aquisição da guia para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o pagamento do Importo Sobre Serviços (ISS) de empresas, além da solicitação, acompanhamento de serviços, dúvidas e demandas encaminhadas junto a Administração Municipal do Município.

Conforme enfatiza o secretário municipal de Administração de Passo Fundo, Fernando Boeira, o Município busca digitalizar processos a fim de tornar mais ágeis as soluções para as demandas da comunidade. “O aplicativo é mais uma ferramenta dentro de uma proposta de permitir que as pessoas acessem serviços de forma remota e rápida, sem precisar sair de casa”, afirma.

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Passo Fundo, 21/12/2021, 15:11

Aplicativo para o pagamento do IPTU disponível

Ferramenta proporciona mais facilidade aos contribuintes

O aplicativo Cidadão On-line Passo Fundo já está disponível. A ferramenta traz facilidades para a aquisição da guia e o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e também possibilitará o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) de empresas.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Fernando Boeira, o Município busca digitalizar processos a fim de tornar mais ágeis as soluções para as demandas da comunidade. “O aplicativo é mais uma ferramenta dentro de uma proposta de permitir que as pessoas acessem serviços de forma remota e rápida, sem precisar sair de casa”, afirma.

O download está disponível para smartphones com sistemas Android e IOS, pela Play Store e Apple Store, respectivamente. No aplicativo, que possui uma interface intuitiva, é possível consultar o IPTU digitando o CPF do proprietário e o número da economia. Neste momento, o contribuinte consegue obter o boleto da cota única I, que tem prazo de pagamento até 4 de janeiro. Após essa data, serão disponibilizadas as parcelas da cota única II, bem como as parcelas do imposto. Além disso, é possível consultar pendências abertas dos últimos exercícios.

Conforme Fernando, o aplicativo também terá a funcionalidade de consulta de processos abertos no município e uma aba para a verificação e o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) para o uso de pessoas jurídicas. “São outras possibilidades que estão em processo de desenvolvimento e adaptação para serem efetivadas. Novas funcionalidades deverão ser incorporadas ao aplicativo no decorrer do próximo ano.”, avaliou.

Sem carnê em papel
A cota única I do IPTU tem vencimento em 4 de janeiro e proporciona descontos de até 20%. Neste ano, não houve carnê em papel. O documento pode ser acessado pelo aplicativo Cidadão On-line Passo Fundo ou pelo site da Prefeitura, pelo endereço eletrônico www.passofundo.rs.gov.br/iptu.

Assim como no aplicativo, para consultar e emitir a guia pelo portal da Prefeitura, será necessário inserir o número da economia. Esse dado pode ser conferido em guias de anos anteriores ou com a Secretaria de Finanças.

Mais prazos e descontos
Quem não conseguir realizar o pagamento do IPTU na cota única I poderá aproveitar os descontos da modalidade cota única II, que serão de até 7%. O prazo de pagamento será até o dia 15 de março.

Para os contribuintes que precisarem parcelar o imposto, os carnês serão disponibilizados no mês março. As guias serão encaminhadas pelo Município aos endereços e também estarão disponíveis no aplicativo.

O que está incluído na guia
No valor do IPTU, também passou a ser incluída a taxa de coleta de lixo. A Secretaria Municipal de Finanças reitera que a medida ocorreu após uma mudança na legislação e que a taxa deixou de ser tarifada na conta de energia elétrica em janeiro deste ano.

Conforme estabelecido em decreto, o valor do serviço é discriminado, identificado e cobrado junto com o carnê ou boleto emitido para cobrança do imposto. Assim, os tributos passaram a ser arrecadados de maneira conjunta, estando detalhados no aplicativo.

Mais informações
Informações sobre o IPTU, o número de economia e a impressão das guias podem ser solicitadas junto à Secretaria de Finanças:

Telefones – (54) 3311-4222 | 3311-4098 | 3311-6252 | 3311-3443 | 3311-3235
E-mails – atendimentosef@pmpf.rs.gov.br | divida.ativa@pmpf.rs.gov.br | iptu@pmpf.rs.gov.br
WhatsApp – (54) 99662-5664
Presencialmente – Rua Antônio Araújo, 1002 (antigo prédio da Justiça do Trabalho, próximo ao SESI e Hospital Municipal)

Foto: Michel Sanderi

Galeria de imagens

Fonte: 

http://www.pmpf.rs.gov.br/interna.php?t=19&&c=11&i=15208

 

 

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