O GRP-Thema (Government Resource Planning) é um Sistema Integrado de Gestão Pública totalmente web e integrado que promove a sistematização dos processos de trabalho e o completo gerenciamento da instituição. Atualizados recentemente no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) – cliente Thema desde 1996 – os 10 (dez) Módulos Integrados de Gestão possuem como principais benefícios: acesso à informação em qualquer hora e qualquer lugar, otimização de receita, diminuição de custos e agilidade nos processos de trabalho.
O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) iniciou uma nova fase em suas rotinas administrativas com a implantação de 10 Módulos integrados de gestão, chamado GRP Web. Baseada em nuvem, com acesso a qualquer tempo, o uso dessa ferramenta foi iniciado ontem, 14/5, com o potencial de agregar mais economia de recursos e agilidade.
O novo sistema impactará no alcance de políticas de gestão do TJSE, como o macrodesafio de Redução de Custos, proposto pelo Conselho Nacional de Justiça. Também está afinado com o discurso de posse do Presidente do TJSE, Des. Cezário Siqueira Neto: ”começo pela necessidade de aumento nos investimentos na área de Tecnologia da Informação. Isto não quer dizer gastar mais. Significa, otimizar recursos. Focar em gestão, conferir as prioridades e cobrar execução tempestiva dos projetos dessa área tão vital para o Judiciário”.
O GRP Web vai permitir maior controle gerencial nas áreas de orçamento, finanças, contabilidade, controladoria, patrimônio, almoxarifado, compras, controle de serviços, gerenciamento de frota, auditoria, licitações e contratos.
Os Módulos e a capilaridade dos recursos vão fomentar economia em escala, seja pela integração de funcionalidades intersetoriais ou pela redução de tempo de tramitação das rotinas, sem manuseio de documentos físicos. Vai ser possível até mesmo estruturar a modalidade de teletrabalho para a área administrativa futuramente.
Um dos 10 Módulos integrados é o de Administração de Materiais e Almoxarifado. Por meio dele, será possível controlar, além do estoque do Almoxarifado principal, também estoques de unidades como o Centro Médico, que necessita de rígido acompanhamento de prazos de validade de medicamentos e de abastecimento de novos insumos.
No Módulo de Controle Patrimonial, o GRP Web vai possibilitar a leitura de tombos de patrimônio, a partir de um aplicativo de smartphone, agilizando as diligências de checagem. Inclusive, abre a perspectiva de ‘leitura por aproximação’, quando forem instalados chips nos bens móveis. Assim, todos os tombos de um setor seriam checados instantaneamente com o simples acionamento desse recurso.
Já com o Módulo de Gestão Eletrônica de Documentos, Certificado Digital e Assinatura Eletrônica, será possível realizar diagnóstico de procedimentos de trabalho, verificando atividades em duplicidade, revisão de padrões e melhorias de fluxos. Além disso, a adoção de assinatura eletrônica vai dispensar impressões para assinaturas manuais e escaneamentos.
A partir dos Módulos de Gestão Orçamentária, Contábil e Financeira, o TJSE é a primeira Justiça estadual a processar a folha de pagamento de magistrados e servidores por esse sistema, já a partir deste mês de maio, bem como os pagamentos a fornecedores. A ferramenta automatiza procedimentos, como o envio por e-mail da Nota de Empenho gerada ao fornecedor.
Pelo Módulo de Auditoria, é possível manter sob avaliação constante os principais trâmites gerenciais do TJSE e realizar auditorias específicas. No Módulo de Controle de Serviços, o consumo de água, energia elétrica, internet, telefonia fixa e móvel passa a ser gerenciado de modo a otimizar a relação de custo-benefício, o que também beneficia as ações do Plano de Logística Sustentável (PLS). Com o Módulo de Gerenciamento de Frota de veículos, a administração do TJSE terá informações detalhadas sobre consumo de combustíveis, pneus, peças e fluidos.
A ferramenta permite máxima transparência, pois disponibiliza as informações geradas nos 10 Módulos para análise por qualquer cidadão, a exemplo de concessão de diárias, através de uma interface simples de consulta.
Segundo o Secretário de Finanças e Orçamento do TJSE, Pedro Vieira dos Santos, também gestor do macrodesafio de Redução de Custos, “a implantação é um grande passo na gestão administrativa que atende aos princípios de celeridade, produtividade e transparência”.