O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) implementou recentemente um projeto-piloto inovador para modernizar o inventário de bens móveis em suas unidades judiciais e administrativas, utilizando a tecnologia Inventário Patrimonial RFID (Radio-Frequency Identification) da Thema Informática. A solução visa automatizar o inventário com a captura das informações patrimoniais via ondas de rádio, substituindo as tradicionais etiquetas de identificação por tags de radiofrequência, permitindo a detecção e catalogação automática dos bens por um dispositivo móvel, sem necessidade de verificação manual.
O projeto na instituição prevê a substituição de cerca de 20 mil etiquetas no prédio-sede, no Anexo I e nos gabinetes dos desembargadores(as). De acordo com Adriana Lisboa, diretora do Departamento de Patrimônio e Serviços, a nova tecnologia garante maior precisão e agilidade ao processo. “O objetivo é trazer a informação mais real possível do nosso mobiliário, com agilidade no processo. Hoje o levantamento do inventário é feito afastando uma mesa, levantando um equipamento, mas com o leitor, você aciona o aparelho e ele é capaz de ler todo o ambiente”, afirma a Diretora.
Com a tecnologia RFID da Thema, o inventário torna-se mais eficiente e menos complexo. Nasareno Silva, chefe da Divisão de Bens Patrimoniais, destaca que a solução traz celeridade e melhora a qualidade do controle patrimonial:
“O inventário patrimonial é uma atividade trabalhosa. Com as tags por frequência, o controle vai ser bem mais eficaz. Vamos ganhar celeridade na execução e qualidade durante a realização do inventário. O controle, em consequência disso, será muito melhor do que o que temos hoje. É uma inovação. Esta tecnologia já está em implantação há algum tempo e ganha cada vez mais adesão pelos órgãos do Poder Judiciário e Executivo, porque tem se demonstrado muito eficaz na questão do controle patrimonial”, relata.
A Thema Informática oferece uma solução completa para inventário de bens móveis, integrando a tecnologia RFID a um aplicativo mobile. O sistema permite a realização do inventário de forma rápida e segura, com visualização online ou offline, autenticação por token e tráfego seguro via HTTPS.
Com o Inventário Patrimonial RFID, os gestores têm controle total dos bens, recebendo alertas em tempo real e facilitando o processo de atualização e catalogação, garantindo maior eficiência e transparência na gestão patrimonial no setor público.
E-mail: comercial@thema.inf.br
WhatsApp: (51) 99363-0363
Ou acesse o nosso site: www.thema.inf.br
Fonte: