Notícias

Solução G6 Educação proporciona inscrições de vagas online gerando mais agilidade, transparência e redução de filas

26 de janeiro de 2023
Solução G6 Educação proporciona inscrições de vagas online gerando mais agilidade, transparência e redução de filas

Foto: Banco Pessoal de Imagem

No âmbito escolar, processos operacionais/administrativos como matrículas, registro de notas, diários de classe, frequências, transferências, emissão de boletins e atestados diversos são, sem dúvida, o dia a dia de uma escola. A comunidade escolar é ampla e envolve professores, diretores, secretários, equipe de apoio, alunos, pais ou responsáveis.

Anualmente, alunos da última etapa das escolas de Educação Infantil (EMEIs) necessitam migrar para as Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) para que continuem os seus estudos. Essa escolha é criteriosa e gerenciada pela Secretaria de Educação dos municípios, porém, é comum ocorrer filas de pais em frente às escolas em busca de uma vaga para o seu filho.

Desde a contratação, em 2021, passando pela fase de implantação, treinamentos e a utilização na prática, o sistema G6 Educação da Thema® vem gerando excelentes resultados para os municípios de Lajeado e Venâncio Aires (ambos localizados no Rio Grande do Sul). No período entre outubro e dezembro de 2022, o processo de inscrições de vagas escolares desses municípios ocorreu através do módulo “Central de Inscrições Online” – pertencente ao sistema G6 Educação – totalizando mais de 1200 alunos inscritos. Na cidade de Lajeado são atendidas, hoje, pelo G6 Educação, 42 escolas, e em Venâncio Aires 33.

Antes de implementarem a solução G6 Educação, as Secretarias de Educação desses municípios demoravam, em média, 15 dias para realizarem a triagem das vagas, análise e envio para as escolas. Hoje, com o módulo “Central de Inscrições Online”, esse mesmo processo foi reduzido para até 07 dias.

Além disso, com a Central de Inscrições Online, os pais ou responsáveis podem realizar a inscrição de seus filhos de forma digital, sem precisar sair de casa e se deslocarem até a secretaria da escola, utilizando apenas o celular. De forma simples, são solicitados dados como Nome, CPF, Endereço, Escola de preferência e documentos, que podem ser anexados ou fotografados no ato da inscrição, e o processo já está concluído.

Principais resultados efetivos com a Central de Inscrições Online-G6 Educação:

– Mais agilidade no processo de validação das vagas;

– Redução de filas;

– Liberação de vagas de forma mais justa e transparente para a população;

– Ferramenta de gestão como um meio de inclusão social.

Conforme explica a Professora Bruna Mendel de Quadros, que esteve à frente do projeto de implementação do Sistema G6 Educação nas escolas de Lajeado/RS:

“O município vinha fazendo este processo de forma manual ou via formulário do google. Agora com o G6 Educação, através do modulo Central de Inscrições Online, cada família recebe um link, entra no sistema e realiza a inscrição do aluno, sem precisar que os pais ou responsáveis precisem sair de casa. Além disso, esses dados que são preenchidos no celular ou computador, no ato da inscrição online, servem, também, como forma de localização das escolas para o zoneamento, do qual o próprio sistema já sugere a escola mais próxima para a matrícula do aluno; o que antes calculávamos manualmente, escola a escola, metro a metro. Esse processo de validação da vaga até o rastreio das escolas demorava, em média, até 20 dias, sendo que, agora, com o G6 Educação, fazemos em no máximo 07 dias.”

Bruna ainda destaca que, atualmente, com a Central de Inscrições Online, a Secretaria de Educação do município de Lajeado consegue saber, em tempo real, quais alunos realmente efetivaram a matrícula e quais não efetivaram:

“Através dessa análise mais criteriosa que a solução G6 Educação nos propicia conseguimos prever e organizar, de maneira mais assertiva, as turmas, ajustar o quadro de professores e realocar espaço físico.  Aqui no município de Lajeado temos como meta que nenhum aluno pode ficar fora da escola, por isso a importância de fazermos esse rastreio de forma bem mais minuciosa, a fim de que todos os alunos estejam dentro do nosso campo de visão, sabendo para onde ele vai e de onde ele vem” sinaliza a professora.

   

   

GESTOR PÚBLICO:

Seja o próximo Caso de Sucesso!

Gerencie a liberação de vagas à população mais vulnerável de maneira justa, transparente e sem filas através da solução G6 Educação.

Contate agora a nossa equipe comercial através do whatsapp (51) 99363-0363 e saiba como!

Notícias recentes

Ao acessar o site da Thema e utilizar os nossos serviços, você tem conhecimento e concorda com a nossa Política de Privacidade e Termo de Uso e com a Política de Cookies.
Contato Exclusivo Comercial