Foto: Banco de Imagens
Em meados do mês de setembro (2022) foi realizada a cerimônia para assinatura de contrato entre a prefeitura de São Leopoldo (cliente Thema desde 1993) e o Grupo Thema®/Pólis® para a aquisição do primeiro sistema de software de Gestão Ambiental do município, com o objetivo de sistematizar e agilizar os processos administrativos – através de licença ambiental 100% digital – da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam).
Totalmente desenvolvido pela Thema Informática®, a solução de Gestão Ambiental vai permitir a requisição de serviços por meio de formulários on-line, recebimento de boletos, realização de pagamentos de taxas digitalizados, assim permanecendo, por tempo indeterminado, em banco de dados, sem a necessidade de arquivos físicos que ocupam espaços e consomem recursos públicos.
Somado a isso, o sistema de Gestão Ambiental Thema® auxiliará os gestores ambientais do município de São Leopoldo a otimizarem tempo na gestão dos processos ambientais de maneira a tomarem decisões mais assertivas e eficazes no âmbito ambiental.
A ferramenta de Gestão Ambiental Thema® atende completamente a resolução do Art. 2 – CONAMA 237/97 e Art.10 – Lei 6938/81-PNMA, permitindo o efetivo controle e fiscalização – tudo de forma on-line – dos empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, ou seja, efetivamente poluidores do meio ambiente.
O secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter destacou em sua fala sobre os benefícios que esta mudança trará para a vida dos munícipes e a favor da cidade como um todo:
“Este sistema tem como objetivo trazer serenidade ao cidadão, diminuir a burocracia, permitir um contato virtual e sem a necessidade de deslocamento presencial na secretaria, sobretudo, extirpar o uso de papéis que era algo incoerente com a prática da nossa secretaria. Teremos, hoje, a condição de armazenar todos os nossos processos de forma virtual, liberando o espaço na secretaria que era ocupado por caixas de folhas”, enfatizou o secretário.
Quinta-feira, 22 13:01
Nesta quarta-feira, 21 de setembro, foi assinado o contrato de aquisição do primeiro sistema informatizado de gestão ambiental com objetivo para acesso de processos administrativos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam). Organizado pela empresa Pólis/Thema, vai permitir a requisição de serviços por meio de formulários on-line, recebimento de boletos, realização de pagamentos de taxas, autorizações e licenças assinadas eletronicamente.
Além de agilizar o processo e disponibilizar o autoatendimento ao cidadão, a virtualização dos processos administrativos fará com que os documentos, antes guardados fisicamente, agora possam circular de maneira virtual, criados por formulários on-line ou digitalizados, assim permanecendo por tempo indeterminado em banco de dados. Sem que sejam necessários arquivos físicos que ocupam espaços e consomem recursos públicos.
O prefeito Ary Vanazzi destacou as perspectivas que este contrato promove para o futuro da cidade. “Estamos desde 2017 em um processo de modernização no nosso município, o que não é uma tarefa simples. Esta é uma demanda complexa e de grande impacto que ajudará muito no nosso desenvolvimento e crescimento econômico, principalmente por facilitar a vida do empreendedor e do gestor público, tornando todo o processo mais moderno e rápido. Temos perspectiva de um grande avanço na implementação de sistemas em todas as secretarias até o final deste ano e metade de 2023”, disse.
O secretário do Meio Ambiente Anderson Etter comentou sobre os benefícios que esta mudança trará para a vida do cidadão e a favor da cidade como um todo. “Este sistema tem como objetivo trazer serenidade ao cidadão, diminuir a burocracia, permitir um contato virtual e sem a necessidade de deslocamento presencial na secretaria, sobretudo, extirpar o uso de papéis que era algo incoerente com a prática da nossa secretaria. Teremos, hoje, a condição de armazenar todos os nossos processos de forma virtual, liberando o espaço na secretaria que era ocupado por caixas de folhas”, explicou.
O presidente do Sinduscom, Rodrigo Weissheimer, parabenizou o prefeito e o secretário pela conquista na modernização da cidade. “Esta era uma demanda antiga, onde nós queremos trazer para a cidade maior competitividade, agilidade e simplificação dos processos passados pela secretaria”, disse.
[Fotos: Thales Ferreira |Texto: Luis Guilherme Zambrzycki – Estagiário de Jornalismo – Jornalista responsável Patrícia Duarte – MTb 7684]
Fonte:
Prefeitura Municipal de São Leopoldo (saoleopoldo.rs.gov.br)
Quer saber mais sobre a nossa solução de Gestão Ambiental e tornar os processos ambientais do seu município 100% digitais?
Contate agora mesmo a nossa equipe comercial especializada através do whatsapp: