Notícias

Projeto de Lajeado/RS (cliente Thema®) vence Prêmio Nacional e coloca a cidade no mapa da Inovação

15 de março de 2022
Projeto de Lajeado/RS (cliente Thema®) vence Prêmio Nacional e coloca a cidade no mapa da Inovação

Foto de Iano Andrade – CNI

Prêmio Nacional de Inovação – Pro_Move vencedor

Próximo de completar três (03) anos de fundação, o movimento Pro_Move; projeto do município de Lajeado do Vale do Taquari RS; foi o vencedor – na terça-feira (dia 08/03) – do Prêmio Nacional de Inovação, na categoria “Ecossistemas em Desenvolvimento’, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A disputa pela premiação concorreu com mais de 15 iniciativas e passou por diversas etapas até chegar entre os três finalistas. Os adversários eram dos municípios de Macaé (RJ) com o projeto “Cidade do Petróleo, do grupo Conhecimento e da Inovação” e Natal (RN) com o tema “Ecossistema de Inovação da Grande Natal”.

Em sua sétima edição, o Prêmio Nacional de Inovação é considerado o maior do país voltado ao incentivo e reconhecimento dos esforços de instituições que atuam em prol da inovação do país.

O projeto de inovação Pro_Move, estruturado a partir da união de esforços entre poder público, universidade, iniciativa privada e sociedade civil, conquista, com essa premiação, uma projeção nacional, mudando de patamar dentro do mapa de inovação no país. Em termos práticos, o prêmio nacional abre portas para a cidade de Lajeado – e Vale do Taquari como um todo – que ganha, com isso, uma maior visibilidade, atraindo organizações multinacionais e grandes corporações que buscam ecossistemas maduros.

 

Quarta-feira, 09 13:52

Pro_Move Lajeado vence Prêmio Nacional de Inovação

O Pro_Move Lajeado, iniciativa que atua em ações voltadas à transformação de Lajeado em uma cidade inovadora, ganhou na noite de terça-feira, 08/03, um reconhecimento nacional: o Prêmio Nacional de Inovação, iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O projeto lajeadense, que reúne poder público, universidade, entidades empresariais e comunidade por meio da quádrupla hélice, foi vencedor da categoria “Ecossistemas de Inovação em Desenvolvimento” na 7ª edição do prêmio. 

– Quando iniciamos o movimento do Pro_Move Lajeado, em 2019, nossa cidade buscava o reconhecimento no Rio Grande do Sul. E conseguimos muito mais! Este prêmio é a consolidação da nossa primeira caminhada e serve de impulso para buscarmos o reconhecimento nacional. Lajeado, com sua universidade, com seu hospital de referência, com seus empreendedores, com todas as equipes do Sistema S, está de portas abertas para receber as experimentações e inovar em tecnologia e ação social. Queremos buscar cada vez mais ser uma referência em inovação no país – disse o prefeito, Marcelo Caumo.

Conforme o presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, em 2017, quando um grupo de lideranças de Lajeado foi chamado para planejar o que hoje é o Pro_Move, não era possível imaginar que o movimento chegaria tão longe de forma tão rápida.

– O grande objetivo é transformar o município em uma cidade inovadora, com qualidade de vida, e ampliar conhecimento. Nos últimos três anos, desde o lançamento do Pro_Move Lajeado, temos dado importantes passos para isso, como a criação da Agência de Inovação de Lajeado, a Agil, e esta premiação vem para reconhecer essa trajetória – disse Lazzari.

O evento foi realizado na Casa Natura Musical, em São Paulo. Representando o Pro_Move, participaram da cerimônia o prefeito Marcelo Caumo, o presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, e a secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stülp. A entrega do treféu foi feita pelo vice-presidente da CNI, Paulo Afonso Ferreira, e pelo Diretor Técnico do Sebrae, Bruno Quick. 

O Prêmio Nacional de Inovação teve mais de 11.300 inscrições e 220 projetos selecionados, dos quais 74 foram finalistas. Na categoria Ecossistemas de Inovação em Desenvolvimento, o Pro_Move competia inicialmente com 15 movimentos em desenvolvimento de diferentes regiões do país. Na grande final, participaram o “Ecossistema de Inovação da Grande Natal” (Natal-RN, ação da Federação das Indústrias local por meio do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação); e o “Macaé: Cidade do Petróleo, do grupo Conhecimento e da Inovação” (Macaé-RJ). 

Sobre o Pro_Move Lajeado

Apresentado formalmente à comunidade em evento no dia 28/03/2019, o Pro_Move Lajeado é resultado de conversas iniciadas ainda em 2017 reunindo Univates, Acil, Prefeitura e comunidade, formando as quatro hélices da inovação (universidade, academia, empresariado e sociedade). 

A partir de um diagnóstico realizado pela consultoria Certi, em 2019, conta hoje com quatro grupos de trabalho, formados por voluntários, nas áreas consideradas uma vocação da cidade para buscar o desenvolvimento: 1) Alimentos; 2) Saúde; 3) Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologia de Automação; e 4) Varejo.

Estas equipes se reúnem, desde 2019, para discutir caminhos de desenvolvimento e buscar implementar ações e projetos que possam engajar empresas, estudantes e comunidade, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Em 2021, foi implantada a gestão centralizada na Agência de Desenvolvimento de Lajeado (AGIL), responsável pela governança e por articular os projetos e planos de ação, e um Conselho de Administração formalizado para acompanhar o desenvolvimento do trabalho.

Confira abaixo ações já realizadas pelo Pro_Move Lajeado:

Edital do Pro_Move Lajeado Acelera 1.0 – O programa, que iniciou em dezembro de 2019 com treinamento dos interessados e terminou em junho de 2020 com a seleção das melhores startups. O objetivo foi promover a cultura da inovação no município de Lajeado e sensibilizar, prospectar e qualificar empreendedores e potenciais negócios inovadores. Todo o processo de aceleração aconteceu no Tecnovates, com investimento da Prefeitura de Lajeado. Os empreendedores selecionados tiveram mentorias e qualificação de forma gratuita. Ao final das atividades, as duas melhores propostas foram premiadas com R$ 10 mil para colocarem em prática seus negócios. O valor é oriundo do Fundo Municipal de Inovação, por meio do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação (CMTI). 

Testa Lajeado – A pesquisa para avaliar a prevalência do coronavírus em Lajeado foi desenvolvida em 2020 pela Univates com custeio da Prefeitura de Lajeado. 

Projeto Vale a Vida – Projeto de pesquisa da Univates sobre sintomas psiquiátricos e risco de suicídio em tempos de pandemia, contemplado com verba estadual. A iniciativa oferece, gratuitamente, à população dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, teleconsultas psiquiátricas e psicoterápicas, a partir de uma ferramenta tecnológica criada especificamente para o projeto. O projeto integra o Pro_Move Saúde. 

Crie Smart Cities – O evento Crie Smart Cities, realizado em agosto de 2021, promoveu durante a semana acadêmica da universidade o debate de temasrelevantes para a sociedade: transformações tecnológicas, governança nas cidades, mobilidade urbana, sustentabilidade e qualidade de vida.  

Rota da Inovação – Uma das ações previstas para o Pro_Move Lajeado é a criação da Rota da Inovação, que terá percurso da rua Bento Rosa, nas proximidades do Tecnovates, até o Centro de Lajeado. A iniciativa foi iniciada com uma Lei Municipal. A rota é um conceito que busca interligar os agentes de inovação. 

AGIL – Por meio do Pro_Move, foi criada em agosto de 2021 a Agência de Desenvolvimento de Lajeado (AGIL), que busca integrar os trabalhos realizados pelas diferentes hélices do movimento. 

Inovação nas Escolas – Desde 2019, o município conta com Chromebooks, computadores portáteis com a tecnologia Google que são usados no projeto Google for Education, em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) com o objetivo de estimular a inovação na cidade e conectar o projeto ao Pacto Lajeado Pela Paz, que trabalha com os alunos temas de comportamento socioemocional e educação empreendedora. 

Trilhas da Inovação – Em 2021, 67 alunos de escolas municipais participaram de aulas voltadas à inovação, ministradas pelo SENAI, no turno inverso da escola. O objetivo é estimular o interesse dos estudantes pelas áreas técnicas e iniciar sua preparação para o mercado de trabalho. O programa iniciará sua segunda turma em abril.

Dia Mundial da Criatividade – Pela primeira vez, em 2020, Lajeado foi sede de um evento que acontece em todo o mundo sempre no dia 21 de abril: o Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day). A inclusão do Dia da Criatividade no Calendário Oficial de Eventos do município foi aprovada pela Câmara de Vereadores. As atividades realizadas na ocasião foram gratuitas e abertas ao público em geral.

Labi-Lá – O município de Lajeado foi selecionado, em primeiro lugar, para receber o programa Espaço 4.0, um laboratório de produção criativa para capacitar jovens em ferramentas tecnológicas. O projeto será instalado dentro do Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado – Labi-Lá, que está sendo construído e tem inauguração prevista para 2022.

Pro_Move Saúde – No início da pandemia, em 2020, o Pro_Move e a Prefeitura idealizaram o “Guia do Isolamento Domiciliar”, projeto que foi disseminado nas redes sociais com recomendações de como se prevenir da contaminação por coronavírus quando há alguém contaminado dentro de casa.  

Market Place – O Pro_Move, em conjunto com o CMTI, ACIL, Sindilojas e CDL, também esteve envolvido na viabilização de um Market Place para contribuir com lojas e varejos em suas vendas no momento da pandemia. Com a ação, fomentou-se, em parceria com outras entidades da região, o comércio local. 

Fonte de pesquisa:

Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)

https://grupoahora.net.br/conteudos/2022/03/10/pro_move-conquista-premio-nacional-e-coloca-lajeado-no-mapa-da-inovacao/

 

Notícias recentes

Ao acessar o site da Thema e utilizar os nossos serviços, você tem conhecimento e concorda com a nossa Política de Privacidade e Termo de Uso e com a Política de Cookies.
Contato Exclusivo Comercial