Além dos pedidos de acesso à informação, Escala Brasil Transparente analisou a publicação de dados em portais na internet.
Municípios clientes da Thema Informática® foram destaque na Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, divulgada em dezembro de 2018 pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017).
As unidades avaliadas receberam entre 0 e 10 pontos em avaliação que ocorreu no período de julho a novembro do ano passado. Os clientes da Thema que se destacaram em suas pontuações foram:
Acima de 09 Pontos
Santa Catarina/SC
Blumenau = Nota 9.2
Gaspar = Nota 9.26
–
Acima de 08 Pontos
Rio Grande do Sul/RS
Montenegro = Nota 8.68
São Leopoldo = Nota 8.24
–
Acima de 07 Pontos
São Paulo/SP
Mauá = Nota 7.775
Rio Grande do Sul/RS
Lajeado = Nota 7.94
Santa Cruz do Sul = Nota 7.05
Venâncio Aires = Nota 7.05
“Através de sistemas de gestão confiáveis e de alta perfomance a Thema Informática® vem – há mais de 20 anos – contribuindo para levar aos municípios tecnologia de ponta e acesso as informações aos cidadãos de forma transparente e fiel. Isto reflete em resultados positivos perante as avaliações e em qualificação na administração pública como um todo”, relata Marcelo Bicca, diretor comercial Thema.
Todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (segundo estimativas do IBGE em 2017), foram avaliados com base nas publicações referentes a receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras. No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.
Acesse o ranking completo em: http://www.cgu.gov.br/noticias/2018/12/cgu-divulga-nova-avaliacao-de-transparencia-em-estados-e-municipios-brasileiros