Foto: Cidade de Passo Fundo
Ontem, 16/04, o site GZH trouxe como destaque uma notícia que impacta diretamente os moradores de Passo Fundo: o aplicativo Cidadão Online, desenvolvido pela Thema®, está revolucionando a forma como os serviços municipais são acessados na cidade. Desde 2022, essa inovadora plataforma tem proporcionado aos cidadãos uma maneira rápida, prática e eficiente de interagir com os principais serviços prestados pela prefeitura.
Fernando Boeira, Secretário Municipal de Administração de Passo Fundo, expressa sua satisfação com os resultados obtidos pelo aplicativo, destacando sua contribuição para aprimorar a eficiência na resolução de questões e solicitações dos cidadãos. Através do App Cidadão Online, é possível solicitar uma variedade de serviços públicos, desde reparos em pavimentos e tubulações até consultas de tributos municipais, como IPTU e ISS.
Os usuários têm acesso a uma interface amigável que permite o acompanhamento em tempo real do status de suas solicitações, garantindo transparência e comunicação direta com a prefeitura. Os serviços mais demandados incluem reparos em iluminação pública, asfalto e fiscalização de terrenos (ao todo são mais de 20 serviços).
Para ter acesso ao Aplicativo Cidadão Online, basta fazer o download gratuito do aplicativo nas lojas da App Store (iOS) e Google Play (Android) e realizar um cadastro simples. Com isso, os moradores de Passo Fundo podem desfrutar de uma experiência mais moderna e eficaz no acesso aos serviços públicos municipais.
Publicada em 16/04/2024
Ferramenta entrou em funcionamento em 2022
Interface do aplicativo Cidadão Online, da prefeitura de Passo FundoJulia Possa / Agencia RBS
Em funcionamento desde 2022, o aplicativo Cidadão Online é um caminho para a população de Passo Fundo solicitar serviços públicos. Através da plataforma, é possível fazer pedidos de reparos no pavimento, tubulação e iluminação pública, além de consultar o andamento de processos e dados de tributos municipais, como IPTU e ISS, por exemplo.
Ao todo, o aplicativo disponibiliza 22 serviços. Conforme o secretário municipal de Administração, Fernando Boeira, a plataforma facilita o acesso dos cidadãos às necessidades da cidade e tem surtido efeitos desde o lançamento.
— A nossa avaliação do aplicativo é positiva. Além de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços que são prestados pela prefeitura, tem melhorado a eficiência na resolução de problemas e solicitações — avaliou.
No app, os fluxos e prazos de cada solicitação são definidos por etapas que dependem dos departamentos executores e gestores responsáveis. É possível acompanhar o andamento dos pedidos através da plataforma, explica o secretário.
— Após o login, a população tem acesso a um campo onde podem verificar o status atualizado de suas solicitações. Os prazos para cada serviço variam conforme sua natureza e complexidade, mas o app fornece estimativas dos tempos de resposta, garantindo transparência ao usuário — afirma.
Conforme Boeira, os serviços de iluminação pública, reparo em asfalto, fiscalização e limpeza de terrenos e áreas públicas são os serviços mais solicitados pela comunidade em Passo Fundo.
Como acessar o app Cidadão Online
Para acessar o app Cidadão Online, os usuários devem fazer o download da plataforma nas lojas da App Store (iOS) e Google Play (Android), de modo gratuito. Depois do download, o usuário pode se cadastrar com as seguintes informações:
Quais os serviços disponíveis
Com os dados registrados, o usuário será direcionado à plataforma onde estão disponíveis todos os serviços oferecidos no app. São eles:
Foto: App Cidadão Online