Estudo avaliou 75 indicadores em 680 municípios de todo o País
Foto: Banco de Imagem
Realizado entre os dias 04, 05 e 06 de outubro deste ano (2022), no formato presencial e híbrido, foram divulgados – no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista – os municípios vencedores da 8ª Edição do Ranking Connected Smart Cities 2022, com o objetivo de destacar as cidades mais inteligentes do Brasil.
O ranking foi elaborado pela empresa Urban Systems, em parceria com a Necta, e mapeou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes, gerando, dessa maneira, indicadores que servem de subsídio para a criação de políticas públicas.
Três municípios clientes Thema® ficaram entre as 100 cidades do ranking mais inteligentes e conectadas do Brasil. São eles:
– Blumenau/SC (21ª posição) – Cliente Thema® desde 2005
– Lajeado/RS (75ª posição) – Cliente Thema® desde 2010
– Caxias do Sul/RS (91ª posição) – Cliente Thema® desde 2014
O resultado do estudo, que tem parceria, também, do Mobilidade Estadão, é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.
Para definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, o ranking é composto por diversos eixos temáticos. São eles: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Governança e Energia.
“Assim, foram avaliados 11 eixos, no total, mas um deles, o de Energia, possui poucos indicadores, e não gera ranking próprio”, explica Willian Rigon, diretor comercial e de marketing da Urban Systems, responsável pelo estudo.
Dessa forma, cada um deles avalia os municípios de acordo com diversos índices, totalizando 75, e consistem em um compilado de dados oficiais, e outros, que atestam práticas e serviços inteligentes nas cidades.
“A plataforma Connected Smart Cities desempenha, há oito anos, um papel fundamental, junto a empresas, entidades e governos, na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.
Fonte: