Segunda-feira, 18 de Maio de 2015 10:25

Florianpolis, cliente Thema, a sexta capital mais transparente

CGU divulga pesquisa nacional que analisou 492 municpios, alm dos estados e capitais

CGU lana ndice que mede transparncia CGU lana ndice que mede transparncia

Florianópolis é a sexta capital brasileira - e o 11º entre os 492 municípios analisados no país - no quesito transparência de informação. O levantamento foi feito pela Controladoria-Geral da União (CGU), como parte das comemorações pelo terceiro aniversário da Lei de Acesso à Informação. 
 

A pesquisa chamada Escala Brasil Transparente (EBT), índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros, foi feita entre os dias 12 de janeiro e 24 de abril para os municípios e entre 31 de março e 4 de maio para os estados e capitais. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (15). 
 

No total, foram analisados 492 municípios com até 50 mil habitantes, incluindo todas as capitais, além dos 26 estados e do Distrito Federal. Todos os entes avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão. A Prefeitura de Florianópolis obteve nota 8,47.
 

Em maio do ano passado, a Associação Contas Abertas, cujo objetivo é fomentar a transparência, o acesso à informação e o controle social da União, Estados, Distrito Federal e Municípios também divulgou seu Índice de Transparência, indicando o Portal Transparência da Prefeitura Municipal de Florianópolis entre os dez melhores do país.


Para o Secretário de Administração de Florianópolis, Gustavo Miroski, “ampliar a transparência deve ser meta na gestão pública, de modo que se obtenha maior controle social exigindo e cobrando pela realização de uma administração responsável”.

 

Fontes:

http://www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/escala-brasil-transparente

http://relatorios.cgu.gov.br/Visualizador.aspx?id_relatorio=7

Thema Informtica
Rua So Mateus, 27 CEP 91410-030
(51) 3014.6900
(51) 3338.1585