Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017 09:03

Aplicação web desenvolvida pela Thema é pioneira no parcelamento do IPTU no estado

APP IPTU Foto: Thales Ferreira APP IPTU

A Prefeitura de São Leopoldo inova seus serviços digitais com a possibilidade do cidadão parcelar os débitos do IPTU sem sair de casa. O lançamento do serviço, pioneiro no Rio Grande do Sul, ocorreu na tarde desta terça-feira, 21 de novembro. O chefe de Atendimento Fazendário da Secretaria da Fazenda, Diego Bonini, apresentou o novo sistema para as autoridades, servidores municipais e convidados que participaram da atividade, na Escola de Gestão Pública da Prefeitura.

“Várias empresas disponibilizam parcelamento pela web, mas na administração pública é bastante complicado fazê-lo, pois envolve legislação. Apenas cinco municípios no Brasil fazem o parcelamento pela internet. Nós somos o sexto município e as demais são as capitais, Recife (PE), Salvador (BA), Maceió (AL), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Natal (RN)”, ressaltou o secretário da Fazenda, Ricardo Fernandes da Luz.

O prefeito Ary Vanazzi parabenizou os funcionários da secretaria responsáveis pelo trabalho que traz avanços para a comunidade. “Este serviço é um instrumento inovador. Temos que perseguir esta ideia de inovação e modernização para facilitar o atendimento para o contribuinte e para o empreendedor”, destacou. O prefeito falou ainda sobre a importância desta iniciativa dos servidores. “Há uma crise nacional que tende a piorar em 2018. Vivemos uma insegurança jurídica e econômica com queda de receitas e repasses. Estamos vivendo basicamente do que arrecadamos e de verbas vinculadas”, disse.

 

De acordo com o secretário Ricardo da Luz, este serviço faz parte de um conjunto de ações, que inclui o programa Pague Fácil, com o objetivo de desburocratizar o atendimento ao cidadão. “Estamos trabalhando para que ao longo de 2018 se estenda o serviço para outros tributos”, afirmou.

Diego Bonini relatou o trabalho da Diretoria de Receitas Públicas (em conjunto com a Diretoria de Dívida Ativa) que desde o final de 2015 iniciou a busca por fatores facilitadores que pudessem desburocratizar processos diretamente ligados aos contribuintes. E, a partir de janeiro, buscou-se modelos para a implementação do parcelamento de tributos pela internet.

 

IFotos: Thales Ferreira-MTb 18891IJornalista Vanessa Bueno -MTb. 11. 299 | Decom/PMSL]

 

 

Jornal VS:

http://www.jornalvs.com.br/_conteudo/2017/11/noticias/regiao/2202345-sao-leopoldo-lanca-sistema-que-permite-parcelar-as-dividas-do-iptu-pela-internet.html

Thema Informática ®
Rua São Mateus, 27 CEP 91410-030
(51) 3014.6900
(51) 3338.1585